TH na revista canadiana "Cool"


Tokio Hotel: à conquista da América!

O grupo alemão de rock, Tokio Hotel vendeu mais de dois milhões de discos por todo o mundo. Graças ao sucesso do seu primeiro álbum em inglês, Scream, estes estão prontos a conquistar a América. Encontro com os gémeos Bill e Tom!


Os fãs ficam, por vezes, demasiado entusiasmados por verem os seus ídolos. Qual foi a coisa mais surpreendente que vocês já viram?
Bill: Em Los Angeles, uma rapariga entrou pela janela do nosso quarto de hotel. Nós estávamos no segundo andar. Até hoje ainda não sabemos como é que ela conseguiu subir tão alto! E uma fã deu-nos uma estrela de presente. Agora, há uma estrela numa parte do céu que se chama Tokio Hotel.
Tom: Os nosso fãs vêm, regularmente, de muito longe, e eles dormem sem se importarem onde, só para poderem nos ver. É verdadeiramente fixe.

Qual é a música que vocês preferem tocar, em palco?
Tom
: "Raise Your Hands". Nós escrevemos esta música especialmente para os espectadores, para os nossos fãs.
Bill: Da minha parte, eu gosto muito de "Scream", porque é uma das nossas primeiras músicas. É muito bom poder actuar em palco e ouvir a multidão a cantar connosco.


Quais são os momentos altos e os baixos da tournée?
Bill
: O que é difícil é que nós não temos, de todo, vida privada. Estamos todos os dias na estrada, não temos a nossa própria cama e não podemos estar com a nossa família e amigos. Às vezes, é muito duro viver assim.
Tom: Contudo, permite-nos actuar em palco, e isto faz tudo valer a pena. A promoção, as entrevistas, as fotos… está ok; mas aquilo que nós preferimos são os espectáculos.
Bill: Nós também adoramos viajar um pouco por todo o lado, e dormir em cidades diferentes todas as noites.

Vocês transportam sempre as mesmas coisas a qualquer lado que vão?
Bill
: Cada membro do grupo leva sete ou oito malas, o que faz com que tenhamos sempre muita bagagem. Como eu não tenho residência fixa, transporto nas minhas malas tudo o que tenho.
Tom: Nós levamos tudo o que temos connosco.

Que música é que vocês ouviam quando eram mais novos?
Bill
: Nós somos todos diferentes, mesmo em termos de gostos musicais. Eu adoro Coldplay e Keane.
Tom: Quando eu comecei a tocar guitarra, eu ouvia Aerosmith. Também era um grande fã de Joe Perry. Agora, nos meus tempos livres, ouço muito hip-hop alemão.
Há alguma celebridade por quem vocês tenham uma pequena paixão?
Bill: O Tom e eu adoramos as gémeas Olsen!
Tom: Eu penso que isso é mais porque elas também são gémeas, uma vez que nós também somos. Eu também gosto muito da Jessica Alba, Heidi Klum… não consigo dizer todos os nomes!

O vosso novo álbum reagrupa músicas dos vossos dois primeiros discos. Como é que fizeram essa escolha?
Tom
: Nós simplesmente escolhemos as músicas que preferíamos.
Bill: Nós queríamos apresentar músicas diversificadas, e ainda assim mostrar que éramos os Tokio Hotel. No álbum há baladas e faixas mais ritmadas.


Existe alguma música que vocês quisessem incluir no álbum, mas que não tenha sido seleccionada?
Tom
: Não, seleccionámos as que queríamos.

Se vocês pudessem ir em tournée com qualquer banda, qual escolheriam?
Tom
: Eu adorava ir em tournée com uma banda de raparigas, como as Pussycat Dolls! (ri)
Bill: Todos os grupos de rock aspiram fazer uma tournée com os Rolling Stones! Isso seria um fenómeno!
Em que país é que os fãs são mais intensos?
Bill
: Isso é difícil de dizer. Eu penso que nós temos os melhores fãs do mundo, pouco importa se estamos na Europa, nos EUA ou no Canadá. É louco!
Tom: Nós somos bem recebidos em qualquer país que visitemos.
Bill: Os fãs estão sempre lá, por nós. E mais, eles acampam em frente às salas de espectáculo onde actuamos. É verdadeiramente inacreditável!

Vocês ganharam muito sucesso por todo o mundo. Acham estranho começar tudo de novo na América?
Tom
: Sim, mas para um grupo alemão é uma grande oportunidade podermos conhecer os EUA.
Bill: É verdadeiramente alucinante: há três anos nós jamais poderíamos crer que iríamos ter tanto sucesso na Alemanha e resto da Europa. Nem pensámos que viríamos aos EUA e de daríamos, igualmente, espectáculos no Canadá. Estamos mesmo contentes.

Estão satisfeitos com as reacções que têm despertado na América?
Tom
: Nós apenas começámos… Mas este sucesso é mais do que aquele que esperávamos.

Que cidade americana vocês preferem, de momento?
Tom
: Nós não podemos responder a essa pergunta, uma vez que ainda só visitámos Nova Iorque e Los Angeles.
Bill: Eu adorei Nova Iorque, mas também gostei de Los Angeles. Nós podíamos ir à praia todos os dias, e é sempre bonito!
Tom: As raparigas são muito gira em ambas as cidades. Isso é importante!

De onde vem o nome Tokio Hotel?
Bill
: No início, nós chamávamo-nos Devilish. Mas queríamos encontrar um nome diferente, que nos ficasse bem. Somos todos rapazes de cidade, e adoramos as grandes cidades. Assim, escolhemos Tokyo (Tokyo escreve-se Tokio em alemão). Uma vez que sonhávamos em viajar por todo o mundo e dormir nos hotéis, juntámos Hotel.

Onde é que vos vêem no fim de 2008?
Estão previstos muitos espectáculos para os próximos meses. Depois, iremos trabalhar em estúdio. Nós vamos escrever novas músicas e gravar um novo álbum. Eu espero que possamos fazer isto tudo até ao fim do ano!





Tradução: Heinz

Fonte: revista Cool (online)

Sem comentários: