Comunicado: Tokio Hotel e(m) Portugal



Aliens,

O presente texto é longo, mas vale a pena ler para reflectirmos um pouco. E achamos que vale a pena ser lido do início até ao fim. Desde já, agradecemos a vossa atenção.

É já no próximo dia 6 de março que começa a nova tour dos Tokio Hotel. Para nossa tristeza, Portugal não está na lista e, infelizmente, as probabilidades de a banda não regressar tão cedo ao nosso país não são tão baixas quanto isso - muito antes pelo contrário. Precisamos de mostrar a Portugal que ainda existe público que tem interesse em ter a banda cá e que quer assistir a um concerto deles. De pouco adianta contactar as entidades responsáveis por trazer a banda ao nosso país dizendo que os fãs portugueses os querem cá, quando o fandom português parece estar adormecido. Uma banda só vem cá quando a promotora tem provas de que há público suficiente para encher um recinto. E é isso que temos de mostrar.

Temos plena consciência de que os Tokio Hotel já não estão no seu auge em Portugal, bem como no resto do mundo, e que o número de fãs tem vindo a reduzir. A 7 de abril de 2010, o Pavilhão Atlântico esteve longe de ter lotação esgotada. A pausa que a banda fez e a mudança de som são factores que podem vir a contribuir ainda mais para este panorama.

As notícias do lançamento do Kings of Suburbia no nosso país foram escassas. Sobre o lançamento do primeiro single, não houve qualquer referência que seja do nosso conhecimento. Todos estes aspectos reflectem imenso nas vendas em Portugal e na conquista de novo público. O novo álbum dos Tokio Hotel, segundo o site Portuguese Charts, o máximo que atingiu foi o 27º lugar nas tabelas de venda portuguesas. Estamos conscientes de que alguns fãs preferiram mandar vir do estrangeiro a versão super deluxe e que isso também tenha tido alguma influência.

Desde que o álbum saiu que lançámos 3 iniciativas de promoção ao álbum (1 | 2 | 3), mas estas, pelo que vimos, não tiveram grande adesão por parte dos fãs. Não sabemos se por falha nossa no que toca a divulgação ou se por estas não vos terem suscitado grande interesse e motivação. No entanto, foram lançadas outras iniciativas por parte dos fãs e estas parecem ter seguido o mesmo rumo (exemplos: 1 | 2). E, com isto, aproveitamos para relembrar que no dia 15 de março vai ser realizada uma concentração em Lisboa e no Porto. Podes consultar aqui todas as informações.

Tendo em conta o que foi anteriormente referido, que iniciativas é que gostariam de ver realizadas para provarmos a Portugal que não estamos adormecidos e que continuamos cá a apoiá-los e a querer vê-los ao vivo em terras lusas? Temos que nos mexer ainda mais - e muito! - para que o balde de água fria não seja ainda maior! Onde é que está a nossa energia de antigamente? Está na altura de erguermos a nossa voz (raise your voice!) e de fazermos barulho (make some noise!). E não se esqueçam de que a união faz a força! Contamos convosco e agradecemos a vossa atenção!

As equipas do CFTH e da Scream Street Team

13 comentários:

Mariana disse...

Eu para ser muito sincera, estou um pouco desmotivada porque não vejo absolutamente nada sobre os Tokio Hotel em Portugal atualmente, em termos de meios oficiais (TV, revistas etc) nem em termos de fans, já não conheço ninguém que seja fã, e não os vejo a vir aqui tão cedo..

CFTH disse...

Mariana,

Infelizmente, todo este panorama leva a que também haja desmotivação por parte dos fãs. Temos de deixar de ser passivos e fazer algo para combater esta situação. Juntos, conseguimos dar a volta à situação!

Ana Margarida disse...

*Aplausos* Agora, faz o favor de dar os créditos a MOI por esse discurso tão belo e honesto!

CFTH disse...

Ana Margarida,

Obrigada pelo teu comentário! É bom saber que concordas com o texto. Quanto aos créditos, até te os dávamos se o tivesses escrito. No entanto, sempre podes participar no nosso "Espaço Fã" e enviar-nos um da tua autoria :) Detalhes em http://tokiohotelportugal.flaunt.nu/home/espaco-fa/

Renato disse...

Bem, quem fez este texto nem parece ser fã dos Tokio Hotel, tem um vocabulario demasiado bom para a maior parte dos fãs compreenderem. cumps.

CFTH disse...

Renato,

Agradecemos a tua preocupação pelo vocabulário utilizado pelos fãs dos Tokio Hotel. Mas, consideramos preocupante que aches que o texto acima tenha um vocabulário "demasiado bom", quando os fãs dos Tokio Hotel - tal como os autores deste texto - escrevem igual ou melhor ainda. Tens de rever os teus estereótipos. No entanto, agradecemos o teu comentário!

Liliana disse...

Ainda existem muitas pessoas que gostam dos Tokio Hotel. E apesar de haver concentraçoes no Porto e em Lisboa eu nao poderei ir a nenhuma porque sou de Coimbra. No entanto acho que sao boas iniciativas para juntar os fas e criarem ideias novas, partilharem historias, entre outras coisas que se pode fazer.

Ana Margarida disse...

Quem passou essas informações fui eu ao TH Portugal! E o TH Portugal contou a vocês! Tenho a conversa toda gravada! Há dúvidas?! Falei comigo amores?! Foi só para testar a pureza das pessoas deste fandom.... dás a unha querem o braço! Pensam que têm a situação aí toda?! Here we go... já aconteceram mais 2 reuniões depois disso tudo... guess what? Acabou a papinha doce para as abelhas que gostam de picar pelas costas! :D
Desejo-vos toda a sorte do mundo com essa pseudo imagem de quem "finge que está a fazer o bem" porque quem realmente o faz... diz tudo de forma transparente de imediante... de quem veio... o que foi e porque!

CFTH disse...

Liliana,

Gostaríamos muito de poder realizar concentrações noutros pontos do país. No entanto, de momento, a Scream Street Team não tem representantes noutras cidades de Portugal. As candidaturas estão abertas. Os interessados podem enviar um e-mail. Infos em http://tokiohotelportugal.flaunt.nu/sst/equipa/. Agradecemos o teu comentário! :)

CFTH disse...

Ana Margarida,

O texto é meramente para tentar despertar a consciência aos fãs sobre como estão as coisas em Portugal de uma forma geral. Deste modo, não pensamos que "temos aqui a situação toda", tal como referes.

Foi na sequência da pouca actividade dos Aliens Portugueses, aliada ao facto de faltar aproximadamente uma semana para a tour começar, que o texto foi elaborado e publicado. Não foi necessário "o TH Portugal contar"-nos "as informações" que dizes lhes ter passado para que conseguíssemos elaborar este texto. Recorremos apenas a experiências anteriores para o escrever e procurámos sustentar o que foi dito. Mas, também utilizámos informações da internet para alegarmos o facto de o Pavilhão Atlântico ter estado longe de ter lotação esgotada a 7 de Abril de 2010, as escassas notícias do Kings of Suburbia em Portugal e a 27ª posição deste álbum nas tabelas portuguesas.

O teu comentário leva a crer que tenhas algum tipo de problema com pessoas deste fandom. Pedimos que não o resolvas aqui, uma vez que este não é o sítio indicado para tal. Podes ver a nossa política de comentários no seguinte endereço http://tokiohotelportugal.flaunt.nu/home/regulamento/. Temos também o nosso formulário de contacto disponível para qualquer questão: http://tokiohotelportugal.flaunt.nu/home/contacto

Mais uma vez, agradecemos o teu comentário e esperamos ter-te esclarecido.

Ana Margarida disse...

O esclarecimento segue aqui para quem quiser!

https://www.facebook.com/MissK90

Ana Sofia disse...

Deves achar-te mesmo a última bolacha do pacote. Olha que lata a tua!
Sou fã há muito tempo, lembro-me perfeitamente das grandes concentrações em Lisboa e no Porto e queres comparar as idades das pessoas que lá estavam? Sabes quem é que move dinheiro nesta indústria? Adolescentes! Que fãs têm os Tokio Hotel agora? Adolescentes não são porque cresceram com a banda.

E acho que o teu golpe foi muito baixo ao expores a conversa que tiveste com os membros dessa equipa. Pelo que li, só os tentaste levar ao limite e mostrá-los no seu pior? Quem esteve no seu pior aqui não foram eles, mas sim tu própria.

CFTH disse...

Ana Margarida,

Na sequência do teu esclarecimento, pedimos ao Tokio Hotel Portugal para nos enviar a conversa original. Compreendemos que a conversa seja longa e que tivesses de cortar algumas partes. Não percebemos porque é que algumas falas dão a entender que foram outras pessoas que disseram. Achamos que a parte em que dizes "a nao ser que chegues as pessoas certas" também poderia estar presente. Voltando a citar-te: "E quem as conhece? O sr. Da reuniao da promotora...".

Esperemos que as pessoas mencionadas no teu esclarecimento tenham dado autorização para divulgar a conversa.

Aos pontos anteriores, acrescentamos a nossa resposta ao teu último comentário, o qual explica a origem deste comunicado. Só nos responsabilizamos por aquilo que escrevemos e não por aquilo que entendes ou queres dar a entender.

Por último, temos a agradecer-te o facto de também estares a tentar desenvolver iniciativas que façam mostrar a "Portugal que não estamos adormecidos e que continuamos cá a apoiá-los e a querer vê-los ao vivo em terras lusas". Todas as iniciativas que possam ajudar a trazer a banda cá são de louvar. Como clube de fãs, agradecemos tudo o que é feito em prol dos Tokio Hotel.

E, assim, damos o assunto por terminado.