Tokio Hotel: o fenómeno "Fã" voltou

Os precoces gémeos Kaulitz são como a noite e o dia. Bill, o cantor e compositor, esbanja glamour com um penteado manga, um look mais ambíguo que o de David Bowie nos seus melhores tempos. Tom, o guitarrista, vai mais pelo hip hop, rastas incluídas, colocando o contraponto no fenómeno fã europeu mais importante dos últimos anos.

Têm 18 anitos e são o principal atractivo dos Tokio Hotel, uma banda criada por e para adolescentes que sempre quiseram “tocar em directo”, nascida na Alemanha, e que revolucionou o panorama internacional. Os outros dois membros, Gustav Schäfer e Georg Listing, juntaram-se à dupla em 1995 em Magdeburgo. Chamavam-se Devilish.

Para entender o que esta banda significa em Espanha, só temos de voltar ao passado dia 18 de Março. O seu esperadíssimo concerto em Madrid foi adiado por problemas na garganta de Bill, um contratempo que deixou milhares de fãs, sobretudo raparigas, chorando às portas do recinto. Poucos dias depois, cancelaram a sua tournée europeia e o líder do grupo foi operado. Agora, a tournée 1000 Hotels volta em força e aqui recebem-nos de braços abertos.




Directo para o público anglo-saxónico

O seu peculiar estilo, separado – em teoria – das massas, tem um toque gótico, que combina o pop-rock e o pop-punk. Só em Espanha têm milhares de fãs e um clube desde há vários anos. E sobre a banda já se disse de tudo, entre outras coisas, que cometiam incesto, que se tinham separado e que o cantor tinha morrido. O que acaba por se tornar num prodígio para eles.

Os seus discos, dois em alemão e um, o último, em inglês, Scream, foram suficientes para consagrá-los. Na sexta-feira tocam no Palau Sant Jordi de Barcelona, naquela que será a primeira visita da banda, este ao, ao nosso país. A segunda será no sábado, no Rock in Rio – Madrid. Os números garantem-no: só pelo Natal vendeu-se 40,000 cópias.

Contudo, antes, já tinham sido duplo Disco de Platina na Alemanha (400,000 cópias), Platina na Áustria, Ouro na Suíça, etc. O primeiro single que publicaram, Durch den Monsun, foi número 1 na Alemanha, durante sete semanas. Hoje, os Tokio Hotel vão de encontro a um público anglo-saxónico, aproveitando o marketing e o seu grande potencial em palco.

Prémios a receber

Até já conseguiram que os seus fãs se interessassem pela língua alemã, segundo o Der Spiegel. Mas o grupo, embora pareça mentira, esteve treze anos em ruptura, uma vez que não assinaram contrato com qualquer multinacional até 2003. Neste tempo cresceram e mudaram, como a voz do Bill, não tão cuidada como no início.

A postura do grupo também sofreu uma progressiva transformação, e talvez agora, a sua puberdade lhes mostre mais que aquilo que mostrava anteriormente. Dizem-se “perfeccionistas” e consideram uma “diversão” gravar e actuar apesar do “duro trabalho”, porque ainda não crêem muito na sua bem sucedida carreira. E já ganharam prémios (MTV, Echo, World Music, etc.).

E para além disso, têm sempre presentes dos seus fãs. Os Beatles queixavam-se de, no seu tempo, as raparigas que assistiam aos seus concertos gritarem tanto que não se ouvia eles cantar. A julgar por alguns directos, os Tokio Hotel sofrem da mesma coisa.




Tradução: Heinz


Fonte: jornal 20 Minutos (online)

3 comentários:

Anónimo disse...

Trocam-se 4 bilhetes da plateia em pé, por 4 bilhtes para o balcão 1.. É muito urgente, uma vez que somos de muito longe e não vamos poder estar lá mais cedo. Alguma duvida ou se tiverem interesse contactem-nos com máxima urgencia...











taniavieira4962@msn.com

dianinha_macedo@msn.com

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Vendo dois bilhetes para a plateia em pé. Uma vez que, comprei os bilhetes para o concerto que foi cancelado e desta vez vai-me ser impossível lá estar!Se alguém estiver interessado diga: alexandrasfigueiredo@hotmail.com