Fanfictions: um fenómeno da Internet

Na Internet, o fenómeno torna-se cada vez maior; o universo das «fanfictions» está em plena expansão.

Mas o que é uma "fanfiction"?

A palavra “fanfiction” vem das palavras “fanática” e “ficção”. É uma história fictícia inventada por um(a) fã sobre os membros do seu grupo preferido, ou sobre os seus actores favoritos ou, até mesmo, sobre personagens de novelas ou de mangas (banda desenhada japonesa)!
A maior parte dos autores e leitores de fanfiction são adolescentes e pré-adolescentes, existindo diferentes tipos de fanfiction.


Em abordagem, a fanfiction “elementar”, ou básica, começa a partir da web; onde o autor encontra a sua estrela (ou a sua personagem) favorita e ficam apaixonados. Na maioria dos casos, em que consideram as histórias de amor nas quais é tudo um mar de rosas e as histórias entre as estrelas do sexo masculino e uma fã (ou o inverso, o que é raro) são qualificadas de “ficção het”, para significar que as duas personagens principais são de sexos opostos e vivem um amor heterossexual.

Existem fanfictions onde se põe numa relação duas personagens do mesmo sexo! São estrelas, que as pessoas imaginam bem juntas ou mesmo personagens de novelas. Entre os casais mais famosos podemos ver: Harry Potter e Drago Malefoy, personagens do filme de sucesso: Harry Potter, Bill e Tom Kaulitz, os gémeos do grupo Tokio Hotel, L e Kira dos desenhos animados japonês 'Death Nota', bem como Sasuke e Naruto, dos desenhos animados 'Naruto'.

Este tipo de fanfiction é caracterizado por “yaoi” em que se põem personagensde duas personagens masculinas e “yuri” quando são duas raparigas. Estes dois termos são retirados da língua japonesa e o "yaoi" é muito mais popular que "yuri".

Certamente, há apenas fanfictions sobre personagens ou pessoas públicas “pré-fabricadas”. Certos autores fazem através da originalidade e inventam completamente as suas personagens; embora seja mais raro que este tipo de fanfiction esteja ao nível das novelas e interrogue-se bem porque a pessoa fica satiafeita ao escrever na web!

Porquê escrever fanfictions?

Simplesmente para terem o prazer de entrarem noutro universo, para sonharem ligeiramente. Às vezes, inventam-se nas histórias, pequenos fantasmas sobre as suas personagens ou sobre personagens públicas, e os fanfictions são apenas sonhos escritos e de forma que todos o vejam. Na maioria dos casos, os autores “escondem-se” por trás de um pseudónimo, por conveniência ou para ficarem reconhecidos.

Resumindo, o universo das «fanfictions» é um mundo muito interessante, mas é necessário esquecer que não é a realidade!


Tradução: Debby
Fonte: Journal Le Lac St-Jean

1 comentário:

cléu kaulitz disse...

hihihi..^^
twincest..yaoi..demais..
hentai tbm é giro..xp