Tokio Hotel vs. Rammstein

De um quintal em Magdeburg para uma tournée mundial

A banda teve origem por volta de 2001, num quintal em Magdeburg-Sudenburg, quatro rapazes dos 12 aos 14 anos com os seus instrumentos. A banda desses mesmos rapazes, que de início deram o nome de "Devilish" - diabólico. Tom, Bill, Gustav e Georg são, agora, milionários. Oito anos depois, transformaram-se nos Tokio Hotel, estrelas em todo o mundo.

Na verdade, é uma piada da história do rock: Rammstein e Tokio Hotel, duas bandas do leste vão competir num duelo directo pelo título de exportação Alemã, como sendo o maior sucesso de rock de todos os tempos. Duas destas bandas têm um público-alvo completamente diferente.

Os roqueiros do metal, Rammstein, depois de dois anos em pausa, editam o seu novo álbum a 16 de Outubro, sexta-feira "Liebe ist für alle da". Os músicos vêm de Schwerin, Chemnitz e Berlim. Os quatro músicos, bem mais jovens, da banda "Tokio Hotel" - nascidos entre 1987 e 1989 – vão estar presentes. O seus terceiro álbum, "HUMANOID" será exibido na próxima semana, a 2 Outubro.

Duas bandas lutando pelo primeiro lugar.

Quem são os fãs de "Rammstein" e "Tokio Hotel", o público adolescente ou mais maduro? Muitos. No passado, os bem sucedidos Rammstein venderam doze milhões de discos; os Tokio Hotel já vão com cinco milhões. Actualmente, ambos competem pelo primeiro lugar nos tops alemães. Há uma semana atrás, apareceu nos tops, o single “Pussy” dos Rammstein e o “Automatic” dos Tokio Hotel. E também por todo o mundo.

Os Rammstein cantam "Pussy" numa mistura de alemão-inglês. As letras não são totalmente maduras, são sobre o amor rápido e fácil para as mulheres. Para o desapontamento de um falso amor está "Automatic". Assim, os Tokio Hotel foram mutio bons para o marketing mundial, com o novo álbum HUMANOID, totalmente gravado em alemão ou todo em inglês. Portanto, ouve-se o single em inglês, "Automatic", nas rádios de Barcelona, Rio de Janeiro ou Dallas, e em algumas partes da Europa ouve-se em alemão.

E a posição actual? Internacionalmente, temos “Pussy" e "Automatish"/"Automatic" pela primeira vez, em apenas dez dias após a primeira publicação nos tops nacionais, e assim se encontram até à próxima semana. Para estas listas, ps downloads nos portais de música também contribuíram.

(...) Os Rammstein, a 18 Setembro, mantiveram-se no primeiro lugar dos tops diários, e os Tokio Hotel, no mesmo dia, encontravam-se em segundo lugar. A partir de ontem, os Tokio Hotel caíram para o 9º lugar, enquanto “Pussy”, actualmente se encontra como a melhor música e está no top.

Será agora a altura para a Universal Music, a gravadora dos Tokio Hotel, alarmar-se?

Melanie Fürste, a gerente de imprensa da banda, disse: "Muitos fãs mais jovens não compram o single, mas esperam pelo álbum”. Sascha Wernicke, editora de música e "Tokio Hotel expert", na revista juvenil BRAVO, sugere também uma outra razão: "Os adolescentes não têm cartões de crédito. (...)"

Sem dúvida, o single mais transferido por download é “Automatic”, ontem classificado apenas no 61º do top - 100 (“Pussy”, no número 36). Em relação ao serviço de downloads da Apple "iTunes", "Automatic" subiu, nos últimos dois dias, pelo menos a partir da posição 57 à posição 45 ("Pussy" passa para o lugar 8).
Talvez a indecisão reside com os fãs mais jovens ou no novo som de Tokio Hotel?.

Isso não seria necessariamente mau. "Mesmo os fãs de 2005, agora encontram-se mais velhos”.

De facto, o som "Humanoid" dos Tokio Hotel – desculpem-me - nem mesmo após Teeniepop, o álbum da banda de metal barulhenta foi muito mais maduro. "Saudai Rammstein". Ambas as bandas gravaram os seus mais recentes álbuns, completamente independentes um do outro na Califórnia, e puderam fazer misturas. Talvez seja isso.

Certamente a razão pela qual as novas canções dos Tokio Hotel, as versões em inglês, muitas vezes são mais atraentes do que em alemão. Soa bastante melhor se Bill Kaulitz simplesmente não tiver que cantar sobre um "New System", mas em vez disso "Dark side of the Sun”.

Os fãs gostariam de ter dito duas ou três frases aos rapazes de Magdeburgo sobre o seu novo álbum. Sarah Ostermann trabalha na Universal Music, na secção de imprensa internacional dos Tokio Hotel e sabe o calendário apertado da banda: "No sábado, os Tokio Hotel aparecerão num evento da MTV, em Roma. Eles vão a França, Estocolmo, Helsínquia, Finlândia. E, mais uma vez, a Itália e Espanha. No dia 9, há ainda um espectáculo da MTV na Grécia e, em seguida, irão para os EUA. Entrevistas de jornais e revistas, aparições em programas de TV e estações de rádio, entre um ou outro espontâneo concerto".

Um apartamento em Hollywood

O editor da BRAVO, Sascha Wernicke, um dos poucos jornalistas que teve recentemente com os Tokio Hotel para agendar uma entrevista com a banda. A BRAVO chegou quarta-feira com a história de que Bill e seu irmão gémeo Tom Kaulitz desejam procurar um apartamento em Hollywood. Ambos têm estado algum tempo por casa, em Hamburgo.

E o restantes músicos da banda Tokio Hotel de Magdeburg? "Bem, o Gustav e o Georg ainda vivem em Magdeburg, e desejam permanecer lá, eles asseguraram isso numa entrevista." Georg celebrou um ano de namoro, com a sua namorada que conheceu em Magdeburg. "Ela quer fazer muito menos do que ele fez em público", refere o jornalista da BRAVO.

O baterista Gustav continua ainda em casa, "activo" em conhecer os fãs, pelo menos, desde que em Julho, numa discoteca em Magdeburg onde se magoou no nariz. Lá, ele tinha bebido um pouco demais. A luta deu-se por causa de raparigas.

Mas certamente não o tipo de raparigas que os Rammstein se referem. O novo som pode parecer muito pesado e adulto, mas "Pussys" não se encaixam na imagem limpa dos Tokio Hotel.

Tradução: Beatriz e Daniela

Fonte: Volksstime.de

Sem comentários: