Olá ! Olá ! Temos uma interestelar magnificamente glamorosa, directamente de uma poderosa nova estrela do rock ! A Europa viu a cidade de Tóquio como sendo um sonho distante.
O nosso lindo estrangeiro
Em Los Angeles de 2008, foi celebrado os VMA, onde na categoria de “Melhor Artista Revelação” estavam nomeados Taylor Swift, Katy Perry e Miley Cyrus. No entanto, quando o apresentador estava para dizer o nome do vencedor – nesse momento, o apresentador mostrou-se com uma cara de pura perplexidade. Quatro membros de uma banda subiram ao palco e o líder de cabelos negros como o de um leão e com olhos delineados de preto, começou a falar com um sotaque Inglês. Será que é uma mulher ? Ou melhor, quem são aquelas pessoas ?
Tokio Hotel apenas a alguns meses atrás tinham acabado de lançar o seu primeiro álbum nos EUA, mas não ouve quaisquer reacções de que isto era impossível, a situação era diferente noutros países. Em 2005, na Alemanha, estrearam o seu single “Durch Den Monsun”, que foi directo para o número um dos tops e, apesar de cantarem em alemão, num instante emocionante tornaram-se famosos em toda a Europa. Com o tempo, foram invadido as listas de prémios, e aos poucos construíram uma base de fãs na América Latina e Ásia. Mais tarde, foram vendidos mais de 7 milhões de cópias de singles, álbuns e DVD’s. os rapazes são de uma pequena aldeia rural na antiga Alemanha Oriental, Magdeburg. O líder, Bill Kaulitz, decidiu que queria seguir uma carreira musical quando tinha apenas 10 anos de idade, ele diz: “excepto quando durmo, estou sempre a actuar” ao lado do seu irmão gémeo, Tom Kaulitz (guitarra). O menino parece ter o conhecimento de que era um estranho.
“Eu estava num antigo regime denominado. Tinha poucos amigos, saiamos sempre os dois, sentia-me isolado. Queria sair da cidade o mais rápido possível, pensei que deveríamos criar músicas. Íamos para o estúdio assim que as aulas acabassem, à noite tocávamos em pequenos clubes com pessoas cujos olhos nos viam como estranhos.”
Logo se juntaram a eles Georg Listing (baixo), que havia aprendido a tocar numa escola de música e Gustav Schäfer (bateria) para juntos formar os Tokio Hotel. Imediatamente, lançaram o seu primeiro álbum “Schrei” que alcançou um grande sucesso. “ Conseguimos ter sucesso porque na minha opinião, existem muitos programas de audição que produzem bandas, surgem do nada e formam logo uma banda, assim como nós, meditamos do nada algo que poderíamos alcançar”, analisou o Tom que prontamente continuou.
“Temos sido bem sucedidos no estrangeiro, no entanto, acho que foi uma base de trabalho incansável. Visitamos várias vezes diferentes países, esforçamo-nos muito para fazer concertos. Consideramo-nos abençoados por ter a sorte de fazermos isto.”
Vocação de Super Estrela
Além disso, a aparência deles têm ajudado a sua popularidade. De facto, desde a primeira vez que pisaram um palco reforçaram o seu charme ao apresentar-se em cada ano, como o nascer de uma nova estrela para ele.
Começou a experimentar com as roupas, o cabelo e a maquilhagem desde cedo e, nos últimos anos tem-se destacado como sendo um ícone sexy da nova geração da moda. “Na escola tive uma experiencia amarga ao ser considerado como um “alien” (E.T), por isso estou muito feliz de trabalhar nisto”, reconhecendo a sua vocação como estrela do rock.
“Mas agora sou livre. Posso expressar mais sentimentos através da moda e da música, o que para mim está tudo relacionado. Penso em algum dia ter uma marca própria.”
Eles também têm outros interesses, gostam de ficção científica, peças de teatro, mas mais do que qualquer outra coisa, o que mais lhes interessa é o Rock e a música Pop dos anos 80. Tom é profundo admirador do Hip – Hop, o Gustav prefere metal, o Georg é fiel aos Red Hot Chili Peppers, enquanto que o Bill prefere David Bowie, além do mais ele gosta das músicas dos anos 80 … assim é como os quatro rapazes comparam os seus gostos musicais. Mas apesar disso, todos estão de acordo ao considerarem a banda Aerosmith como a melhor banda rock. Ainda absorvendo a tendência dos finais dos anos 90, como o Pop Punk, hinos melódicos e canções com o tema da alienação universal e consciência de oposição que é compartilhada pelos jovens, esplêndidas actuações converteram-se numa força realizada para tocar uma e outra vez. Deste modo, procuram apenas superar as lesões, influencias como o “raut rock” (desculpem não consegui traduzir), como por exemplo. No nosso som não encontramos nacionalidades num bom modo, “A nossa música não é uma parte alemã”, declara Bill.
“Eu penso que como pessoa sou um alemão bastante simpático. O Tom e eu, especialmente os alemães do signo virgem, são perfeccionistas e por isso nos entendemos bem (risos).”
O terceiro álbum produzido até à data (no estrangeiro) “Humanoid” (2009), editado em duas versões, Alemão e Inglês, incorpora novos estilos electrónicos. Como todos os seres humanos, estes quatro rapazes cresceram naturalmente como músicos e reflectem uma diferença nas suas preferências de som, contudo fizeram a sua estreia no Japão, com uma versão que contém a melhor selecção dos seus temas [Darkside Of The Sun].
“Este álbum é especial repleto das nossas músicas favoritas, é algo como que uma visão geral da história da banda. As músicas foram feitas quando éramos muito novos, se compararmos com as actuais, penso que a magnitude é uma piada, é para ser ouvido lentamente com o tempo.” [Bill]
De facto, os japoneses estão emocionados com o nome da banda, sendo uma cidade estrangeira e estar tão longe do alcance, foi tomada como um objectivo. “Francamente, foi nomeado quando eu não acreditava na sua possibilidade”, sorri ironicamente, mas Bill visitou pela primeira vez Tóquio em Dezembro passado, os quatro membros estavam muito emocionados ao anunciar o álbum no Japão. Tokio Hotel, por assim dizer, é o retorno mais esperado.
Fonte: Scream Street Team
Tradução: AnaT