TH na Globo - Brasil

Roqueiros teens estourados no Brasil e no exterior tentam fugir dos livros, mas têm de enfrentar perrengues típicos de qualquer adolescente



RIO - A banda americana Black Tide, sensação do heavy metal, certa vez foi impedida de tocar num megafestival dos EUA. O motivo? O vocalista Gabriel Garcia tem 15 anos, e a marca de bebida alcoólica que patrocinava o palco não queria ser acusada de promover consumo de birita por menores. O caso, típico na vida de um rockstar teen, mostra que, quando o sucesso chega cedo, o jeito é equilibrar o glamour do showbizz e a realidade de moleque. Que inclui, por exemplo, ter de dormir cedo para a prova do dia seguinte no colégio.

Pode ser sinal dos tempos - as ferramentas para fazer e distribuir música estão ao alcance de todos - ou só marketing de gravadoras. Mas é que o mundo das guitarras está cheio de precoces. Goste você ou não, a banda "emofreak" alemã Tokio Hotel está estouradaça. Os gêmeos Bill e Tom Kaulitz tinham 15 anos quando deixaram a escola, a reboque do primeiro álbum (2005). A americana Paramore, que baixa no Citibank Hall dia 24, explodiu na mesma época, com músicos de 15 a 17 anos. Sem falar nos três Jonas Brothers, todos adolescentes e estabelecidos, com três CDs na mala.
- É um saco falar de idade! Quero que prestem atenção no som. Não gosto ser visto como um adolescente metaleiro - queixa-se à Megazine o vocalista Gabriel Garcia. (...)

Os gêmeos do Tokio Hotel, que pararam de estudar aos 15, viveram uma história louca. Seu primeiro disco, "Schrei", foi lançado nas férias de 2005 e teve mais de 500 mil cópias vendidas. Na volta às aulas, um pelotão de repórteres os aguardava, querendo fotos e entrevistas.

- Não dava para ficar lá. Foi um sucesso muito repentino. Tivemos que abrir mão de família, amigos. Mas não troco a minha vida. Amo fazer música - garante Tom.

O Tokio gravou dois CDs em alemão até seu eleitorado gringo justificar um álbum em inglês. Bill, o vocalista andrógino, não fala bem o idioma, mas se virou. Em 2007, "Scream" saiu nos EUA e foi aclamado pelo público, que já os compara ao Paramore. Os americanos são outro grupo emo muito festejado. O baterista Zac Farro, caçula do quinteto, tem 18 anos.

- Eu tinha 13 anos quando começamos. Só podia viajar porque meus pais fizeram do meu irmão mais velho (Josh, hoje com 21 anos) o meu tutor - ele conta. (...)


Heinz

Fonte: Globo (Brasil)

1 comentário:

Unknown disse...

nossa, quando vi Globo, achei que era o canal de TV XD

já fiquei assim: "como eu não assisti?"